“Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios sobre a província da Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego; esses homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem a estátua de ouro, que levantaste, adoraram“. Daniel 3:12.

A fidelidade ao único Deus requer renúncia, tanto no âmbito da vida secular, quanto da religiosa. Há muitos que se dobram às estátuas, imagens e até pessoas, principalmente líderes religiosos, às vezes para não perder um cargo, ou um benefício financeiro. Assim, migram para todo tipo de sopro de doutrinas inventadas por homens, negando a fé no Deus verdadeiro.

A Bíblia ensina que o crente deve obedecer, honrar e orar em favor dos governantes (cf. Romanos 13:1-7), porém, nosso primeiro dever deve ser para com Deus.

“Eu sou o Senhor; este é o meu nome! Não darei a outro a minha glória nem a imagens o meu louvor”. Isaías 42:8.

Quando obedecemos ao primeiro e maior mandamento- amar ao único Deus verdadeiro de todo “teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu poder, e de todo o teu pensamento” (Deuterônomio 6:6) – não podemos adorar, nem honrar qualquer falso deus, ou qualquer imagem que represente um deus. No entanto, muitos rejeitam o Deus verdadeiro, mesmo sem sofrerem qualquer tipo de pressão externa, contrastando com a atitude dos três amigos de Daniel, que, ao serem lançados na fornalha por desobedecerem às ordens do rei, saíram completamente ilesos, sem qualquer queimadura, daquela fornalha ardente.

“Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus”. Mateus 10:32-33.

Tom Claro