A Petrobras aderiu ao Programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa do Governo Federal que visa superar a exclusão social e promover a autonomia socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único. O Protocolo de Intenções foi assinado, nesta quinta-feira (20.02), no Rio de Janeiro (RJ), pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

A parceria fortalecerá as ações de capacitação e inserção no mercado de trabalho para pessoas inscritas no CadÚnico, especialmente em setores estratégicos, como energia, logística e indústria. O objetivo é unir esforços para promover a inclusão socioeconômica por meio da oferta de ações de apoio à qualificação profissional, inserção no trabalho e incentivo ao empreendedorismo.

“A Petrobras orgulha o povo brasileiro em relação à riqueza que constrói do petróleo, mas também em relação à energia limpa e na área social, na área de erradicação da pobreza”, afirmou Wellington Dias. “Celebramos um trabalho que a Petrobras já faz, agora direcionado, abrindo oportunidade na área social, garantindo que isso possa, em várias profissões que são demandadas dentro de todas as cadeias que trabalham a Petrobras, abrir oportunidades para o emprego e quem sabe para o empreendedorismo”, completou.

A presidente da Petrobras lembrou que a estatal investirá, no próximo quinquênio, US$ 111 bilhões em fornecimento de bens e serviços. “A gente já sente necessidade de diversas especialidades para cumprir o atendimento do nosso atendimento ao investimento”, explicou. “E, nessa direção, o que nós estamos fazendo, é abrir essa demanda ao pessoal do Cadastro Único, para que eles possam ser treinados e capacitados para atendimento das necessidades da Petrobras. É um orgulho muito grande poder participar desse programa e contribuir para um Brasil mais inclusivo e mais justo”, completou.

O Programa Acredita no Primeiro Passo vai ao encontro de algumas iniciativas da estatal, como o Programa Autonomia e Renda Petrobras, voltado para a qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e o Programa Petrobras Socioambiental, que atualmente conta com 17 projetos da linha de Desenvolvimento Econômico Sustentável. Esses projetos contribuem para a promoção da geração de emprego, do empreendedorismo, da criatividade e inovação.

Programa Acredita

Instituído pela Lei nº 14.995, de 10 de outubro de 2024, o Programa Acredita no Primeiro Passo tem como objetivo promover a autonomia socioeconômica das pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), por meio de parcerias entre o Governo Federal, estados, prefeituras e a sociedade civil.

O programa visa combater a exclusão social, incentivar a qualificação profissional e facilitar a inserção no mercado de trabalho, tanto por meio do emprego quanto do empreendedorismo. Além disso, oferece acesso ao microcrédito produtivo orientado e apoio à estruturação de empreendimentos sustentáveis.

O texto prevê foco em territórios de alta vulnerabilidade socioeconômica, com atuação prioritária junto a mulheres, jovens, negros, membros de populações tradicionais e ribeirinhas e pessoas com deficiência inscritos no CadÚnico. Com a iniciativa, microempreendedores terão acesso a microcrédito com juros mais baixos. De acordo com o Sebrae, dos 15,5 milhões de MEIs no Brasil, 4,6 milhões estão inscritos no CadÚnico.

 

 

Fonte: gov.br