O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu por volta das 19h desta terça-feira (04/03) alerta de previsão de chuvas intensas (perigo) para Manaus nas próximas horas, mesmo após o forte temporal que incidiu na capital no dia de hoje e causou uma série de estragos na cidade.
O instituto prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h.
Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. O aviso iniciou às 19h de hoje e se estende até as 10h de amanhã (05).
Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta que o cidadão não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas.
O instituto pede ainda que não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Chuvas
A Defesa do Estado do Amazonas informou que os acumulados de chuva em Manaus já ultrapassam 100 mm em algumas áreas, como nas estações pluviométricas Santa Luzia e Igarapé do Quarenta. “Com o solo encharcado, o risco de deslizamentos de terra aumenta”, diz o órgão.
Ocorrências
A Prefeitura de Manaus informou que durante as recentes precipitações em Manaus, algumas situações foram observadas, demonstrando a necessidade de atenção das equipes de campo.
Foram oito ocorrências de alagamento, sendo três na zona Leste, duas na zona Sul, duas na zona Oeste e uma na zona Centro-Oeste; uma ocorrência de bueiro na zona Oeste; uma chamada de desabamento na zona Sul; um desabamento de muro na zona Centro-Sul; e três ocorrências de deslizamento de barranco, sendo uma na zona Norte, uma na zona Leste e uma na zona Sul.
Desabamento
Ao menos duas pessoas ficaram feridas durante o desabamento de um muro ocorrido no bairro Praça 14, Zona Sul de Manaus, durante a forte chuva que atinge desde o início da tarde desta terça-feira (4). Dois carros também ficaram soterrados após o deslizamento da terra.
Fonte: Amazonas Hoje