Eleitos para os cargos de reitora e vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para o quadriênio 2025-2029, a professora Tanara Lauschner e o professor Geone Maia participaram nesta quarta-feira (16/04), da primeira reunião de transição entre a gestão atual e a futura administração da universidade. A agenda foi realizada no gabinete da Reitoria, no campus da UFAM em Manaus, com a presença do reitor Sylvio Puga, além de pró-reitores, diretores e assessores.
O encontro marca o início de um processo de transição colaborativo e transparente, com previsão de duração de 60 dias. “Vamos fazer uma gestão para toda a comunidade acadêmica: docentes, discentes e técnico-administrativos em educação. A consulta passou e somos todos uma só UFAM”, destacou a reitora eleita Tanara, abrindo sua fala ao agradecer os votos recebidos em todos os segmentos da instituição.
O atual reitor Sylvio Puga reiterou o compromisso da universidade com os princípios democráticos. “Esse momento reafirma a maturidade institucional da UFAM e a disposição da nossa equipe para uma transição colaborativa”, afirmou.
Principais pautas
Entre os principais pontos de pauta da reunião, esteve o encaminhamento do processo eleitoral no Conselho Universitário (Consuni), etapa necessária para a homologação da lista tríplice. Tanara reforçou a importância de dar posse aos novos conselheiros e conselheiras até o dia 25 de abril, permitindo que a consulta pública siga dentro do prazo legal. Em ato contínuo, está prevista a realização de uma reunião extraordinária para a homologação da lista tríplice.
A comissão eleitoral no âmbito do Consuni será presidida pelo professor José Luiz de Souza Pio (IComp) e contará com a professora Sandra Helena da Silva (ICSEZ) e a professora Ioleti Ribeiro da Silva (FAPSI) como integrantes.
A reunião também definiu a criação de um Grupo de Trabalho (GT) responsável por conduzir a transição administrativa. O GT terá como missão garantir uma passagem organizada entre as equipes, por meio de encontros com as Pró-Reitorias, Órgãos Suplementares e visitas às unidades acadêmicas fora da sede.
Por fim, o grupo discutiu a atuação da UFAM na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30). Tanara reafirmou o papel protagonista da universidade nesse debate. “Estamos atuando fortemente e com protagonismo. É fundamental mostrar o que estamos fazendo e como estamos contribuindo por meio de ações concretas”, afirmou.
“É hora de colocar nossos esforços para melhorar e alcançar as propostas que nos comprometemos ao longo desse processo eleitoral”, complementou Tanara.
Quem são Tanara Lauschner e Geone Maia?
Tanara Lauschner é professora da UFAM desde 2002, doutora em Informática e uma das principais referências em ciência, tecnologia e políticas públicas na Amazônia. Entre 2023 e 2025, atuou como Subsecretária para Amazônia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), onde articulou investimentos de quase R$ 1 bilhão para o desenvolvimento científico da região. É a única brasileira no atual conselho da Association for Computing Machinery (ACM), maior sociedade científica de computação do mundo, e Diretora da Sociedade Brasileira de Computação.
Geone Maia, por sua vez, é doutor em Química, professor da UFAM e atuou como Diretor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) no campus de Itacoatiara desde 2019. Tem trajetória consolidada na área de pesquisa em química orgânica e produtos naturais e forte atuação em projetos de ensino e extensão voltados ao interior do Amazonas.