A partir desta sexta-feira (1/8), 300 famílias da comunidade Cidade do Leste, no bairro Gilberto Mestrinho, Zona Leste da capital, vão dormir tranquilas com a realização de um sonho: a regularização fundiária dos seus imóveis e a entrega dos títulos definitivos de suas propriedades. A ação “Manaus Legal”, desenvolvida pela Prefeitura de Manaus com apoio do senador Eduardo Braga (MDB-AM), já beneficiou mais de 10 mil famílias.
“Esse título na minha mão representa gratidão, é a realização de um sonho. São 28 anos esperando. Estou muito feliz, não sei nem expressar a gratidão que está no meu coração hoje. Obrigada senador Eduardo Braga, que você continue esse trabalho que é tão maravilhoso para Manaus”, disse Nazaré Pereira dos Anjos, uma das beneficiadas.
As soluções em moradia (construção de unidades habitacionais, regularização fundiária e financiamento de imóveis) são políticas públicas defendidas pelo senador Eduardo Braga. A retomada do Minha Casa, Minha Vida é um exemplo disso. O programa habitacional garante um bem essencial às famílias, promovendo melhorias sociais e econômicas nos bairros.
“A prefeitura investiu dinheiro, não somente dela, mas também de emendas parlamentares do senador Eduardo Braga, para que vocês tivessem esse direito conquistado nas mãos de vocês. E eu quero, como tudo que eu faço na minha vida, que haja o reconhecimento às pessoas certas por tudo isso”, disse o titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves.
Registros
Com essa entrega de hoje, a Prefeitura de Manaus ultrapassa a marca de 10,5 mil registros definitivos entregues em diferentes zonas da cidade pelo “Manaus Legal”, beneficiando diretamente famílias que antes viviam sem a documentação legal de seus imóveis. Entre as áreas já contempladas estão Nações Indígenas, Colônia Antônio Aleixo, Zumbi, Novo Reino 1, Santa Inês e Zumbi dos Palmares.
“Até o final de 2028, a nossa meta é chegar a 20 mil registros de imóveis. O Jesus disse que a gente vai passar, mas como eu tenho aqui as minhas cautelas, eu sou muito precavido, vamos estabelecer uma meta de 20 mil títulos. Se nós ultrapassarmos, a gente faz uma grande festa para comemorar esse saldo positivo”, prospectou o prefeito David Almeida.