Honrar a equipe, a bandeira do Amazonas e representar muito bem o judô da Região Norte. Essa é a missão de quatro atletas da Kaizen Judô Clube (Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus), na 19ª Copa Minas da modalidade. Os combates acontecem neste fim de semana, 12 e 13 de julho, na Arena UniBH/Minas, em Belo Horizonte (MG).

O quarteto é formado por Carlos Pinto, Ana Sena, André Reis e Maria Reis, de 12, 15, 17 e 19 anos, respectivamente. Renovação e experiência no tatame. Meninos e meninas lapidados pelo experiente professor Dejanir Cardoso, líder da Kaizen, academia que é referência na formação de campeões de judô no Amazonas.

WhatsApp Image 2025 07 11 at 19.14.31

Ana Sena é de seleção

Dos quatro judocas amazonenses que viajaram a Minas Gerais, Ana Sena é uma das esperanças de medalha. A atleta de apenas 15 anos foi recentemente convocada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para integrar a seleção nacional que vai disputar o Campeonato Mundial Cadete (individual e equipes), que acontece no período de 27 de agosto a 01 de setembro, em Sofia, na Bulgária.

André Reis mais preparado

Outra aposta amazonense no campeonato é André Reis, medalhista de bronze no Brasileiro Regional 2025 na classe Sub-21, categoria – 73kg. O judoca passou um ano treinando em São Paulo e agora, mais experiente e preparado para um novo desafio, reforça a equipe onde iniciou sua trajetória no esporte.

A evolução de Maria Reis

A jovem Maria Reis, campeã do Brasileiro Regional 2025 na classe Júnior e vice-campeã no Sênior também quer mostrar sua evolução na “terra do pão de queijo”. A missão é árdua, uma vez que no judô feminino a categoria Ligeiro é marcada pela alta competitividade entre as atletas.

Menino prodígio

Mais novo da delegação, Carlos Magno Pinto tem apenas 12 anos e muito caminho a trilhar. O garoto, que foi campeão amazonense em 2024 e atleta revelação entre os iniciantes, quer usar a Copa Minas como intercâmbio e trampolim para campeonatos de alto nível.

A palavra do comandante

Profissional de Educação Física à frente da Kaizen, o professor Dejanir Cardoso falou sobre a importância do desafio do fim de semana para os seus pupilos.

“Além de ser uma competição tradicional e que conta com a participação de judocas muito fortes, inclusive de outros países como o Canadá, a Copa Minas também serve para dar rodagem para os nossos atletas, que neste momento estão sem calendário local devido a problemas políticos na federação”, enfatizou o técnico Dejanir Cardoso.

O líder da Kaizen também destacou o caráter de preparação do evento, que servirá de termômetro para os atletas do Amazonas que disputarão, até o final do ano, as etapas finais dos Brasileiros das classes Sub-13, Sub-15 e Júnior.

“É importante também destacar que a Copa Minas é uma preparação para nossa atleta Ana Paula Sena, que irá representar o Brasil no Mundial Cadete na Bulgária”, concluiu o treinador.

Realização

A competição em Belo Horizonte é organizada pelo Minas Tênis Clube e conta com as parcerias da Federação Mineira de Judô (FMJ) e do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Equipe Kaizen em MG:

Carlos Magno Pinto, 12 anos, Sub-15, Leve
Ana Paula Sena, 15 anos, Sub-18, Superligeiro
André Luís Cavalcante Reis, 17 anos, Sênior, Leve
Maria Fernanda Reis, 19 anos, Sênior, Ligeiro

Assessoria de Imprensa: Emanuel Mendes Siqueira
Agência Emanuel Sports & Marketing

Compartilhe:
-publicidade-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *