Documento apresenta as principais ações realizadas no ano e os avanços mais significativos relacionados à responsabilidade socioambiental
Já está disponível para consulta no site da CAIXA, o Relatório de Sustentabilidade 2023. O documento foi publicado na quarta-feira (31) e apresenta os principais projetos e iniciativas da CAIXA baseados em indicadores setoriais e de responsabilidade social, ambiental e climática, compartilhando os resultados alcançados nos pilares econômico, ambiental, climático, social, de ética e governança.
Para o vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital, Paulo Rodrigo de Lemos Lopes, o desempenho da CAIXA nas áreas avaliadas demonstra o compromisso do Banco com um desenvolvimento que concilia o lucro da instituição com a preservação do Planeta, a redução das desigualdades sociais, a inclusão plena das pessoas e o combate a todas as formas de discriminação.
“Ao dar publicidade aos resultados obtidos, a CAIXA não apenas cumpre exigências legais, mas presta conta sobre suas práticas sociais e ambientais, demonstrando nosso protagonismo no sistema financeiro na execução de pautas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), compromisso assinado pelo Brasil durante a Cúpula das Nações, em 2015″, destaca o diretor de Sustentabilidade e Cidadania Digital, Jean Rodrigues Benevides.
Para que uma empresa possa ser considerada sustentável, não basta oferecer iniciativas em prol do meio ambiente ou vincular a sua imagem a algum investimento social. Jean explica que “é necessário trabalhar a sustentabilidade como indissociável da gestão estratégica da Empresa, bem como influenciadora das decisões que cabem à alta administração e a toda a cadeia que envolve clientes, empregados, fornecedores e demais parceiros”.
Metodologia de elaboração
O Relatório de Sustentabilidade CAIXA usa a metodologia desenvolvida pela Global Reporting Initiative (GRI), organização internacional que orienta empresas, governos e instituições na divulgação das ações e negócios que afetam o meio ambiente em seus aspectos mais amplos, desde a relação com empregados até as parcerias com fornecedores, clientes, governo e associados.
O relatório é composto por sete capítulos que abordam os temas mais relevantes para a CAIXA e seus stakeholders, levando em consideração os princípios dos temas materiais para garantir informações valiosas e úteis para a tomada de decisão de todos os públicos.
A cada capítulo, o documento faz uma correlação dos temas tratados com as metas dos ODS, assumidos na Agenda 2030 da ONU.
O primeiro capítulo resgata os processos de identificação de stakeholders e de temas materiais da CAIXA, bem como apresenta o documento de verificação externa dos processos indicados pelo Banco, como forma de gestão dos temas relevantes. Nos dois seguintes, é apresentada a estrutura da CAIXA baseada na ética e na integridade, destacando aspectos relacionados às parcerias e cooperações sustentáveis.
O quarto capítulo aborda as relações da CAIXA com seus diferentes públicos, oferecendo dados sobre o perfil dos empregados, programas voltados à valorização do corpo técnico, com destaque para as ações de desenvolvimento e o bem-estar dos trabalhadores. Também apresenta dados sobre o relacionamento com os diversos públicos com quem o Banco mantém relacionamento.
Os capítulos finais descrevem condutas responsáveis da CAIXA de caráter social, ambiental e climático. Mostram mecanismos de desenvolvimento e inclusão social, bem como de processos e iniciativas voltados à mitigação de impactos nocivos ao meio ambiente e ao clima.
Ao final do Relatório, estão o caderno de indicadores, com tabelas e informações complementares, e o sumário GRI, que mostra os indicadores e remete cada um deles às páginas em que são citados.
Fonte: Caixa Notícias