Por Maria Santana Souza – Não é fácil sobreviver por sete mandatos numa Assembleia Legislativa dominada pelo pensamento neoliberal de direita e até mesmo com deputados de extrema direita. No entanto, Sinésio Campos, único deputado do PT no Amazonas, tem plena consciência do tamanho que é seu desafio no parlamento. Seu trabalho político tem sido fazer da casa legislativa um espaço do povo, da sociedade e dos interesses públicos.
Ser o único deputado de esquerda e mesmo assim garantir que pautas populares sejam aprovadas na Aleam é resultado de muita habilidade política, maturidade e capacidade de diálogo. É uma missão árdua e gratificante conseguir aprovar leis, projetos, emendas, moções, homenagens, constituir frentes parlamentares diante de bancadas hegemonizadas por interesses empresariais, patronais e, muitas vezes, particulares.
Foi assim que o deputado Sinésio Campos construiu e efetivou a pauta da rota comercial Manta-Manaus, que ligará o Amazonas ao oceano pacífico, oferecendo uma alternativa ao Canal do Panamá, hoje objeto de cobiça dos Estados Unidos. A rota pelo pacífico reduzirá em mais de vinte dias a entrada e escoamento de produtos no estado. O governo Lula viu a importância do projeto e o incorporou como de interesse nacional.
Não menos importante é a questão do calcário, bandeira encampada pelo deputado e presidente estadual do PT, Sinésio Campos. O projeto de exploração das jazidas do fertilizante vem recebendo atenção do mandato, que foca sua atenção na melhoria, redução de custos e aumento da produtividade da agricultura familiar no Amazonas.
Com mais alimentos e mais baratos será possível reduzir e até mesmo eliminar a situação de insegurança alimentar que vivem 53% da população do nosso estado. A agricultura familiar, preponderante no Amazonas, sofre fortes impactos econômicos com os altos custos dos fertilizantes, imprescindíveis para a correção do solo e uma boa safra.
Na mesma linha de desenvolvimento econômico, geração de emprego e melhoria de vida dos amazonenses, Sinésio iniciou o ano de 2025 dando prosseguimento ao seu projeto de diversificação econômica do estado, como a criação de um Polo Tecnológico, que inclua piscicultura, turismo, mineração sustentável, fruticultura, bioeconomia, etc. Foi nessa perspectiva que entrou, por exemplo, a Cadeia Produtiva do Babaçu, atividade já presente em toda região amazônica, mas com pouco apoio institucional.
Um relatório completo do mandato do deputado e presidente estadual do PT-AM, Sinésio Campos, constituiria um enorme espaço neste artigo. Suas ações se distribuem desde o apoio aos trabalhadores da cultura às dezenas de organizações de categorias profissionais. Passam por emendas que atendem escolas, hospitais e instituições sociais no interior à defesa e luta pela pavimentação da BR 319.
Sinésio é a bancada do PT na assembleia. Da mesma forma que as bancadas do partido na Câmara Federal e no Senado compõem, dialogam e negociam espaço nas casas legislativas, nosso deputado fez aqui na Aleam. A diferença é que Sinésio é a bancada toda. Seu esforço para garantir as pautas populares e da sociedade civil na ordem do dia da assembleia é hercúleo, mas nunca reclamou ou se sentiu intimidado.
Nesta perspectiva, o gigante da zona leste é uma referência política de competência e defesa do Amazonas e se povo.
Maria Santana Souza, Jornalista, sob o nº 001487/AM, idealizadora e diretora-presidente do Portal Mulher Amazônica e apresentadora do podcast Ela.