A Suframa realizou nesta quinta-feira (31) uma visita à fábrica da Gasônia Cilindros, localizada no bairro Distrito Industrial , zona Sul de Manaus. O objetivo foi acompanhar de perto o processo de fabricação de botijões de gás e conhecer o projeto de expansão da empresa, que tem se destacado, desde a sua fundação, em 2020, pela inovação e contribuição para a cadeia de produção e distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) na região.
Atualmente, a Gasônia emprega mais de 95 funcionários, operando em dois turnos e meio, e produz cerca de 40 mil botijões de 13 quilos por mês. Durante a visita, a Suframa conheceu o minucioso processo produtivo da empresa, que começa com a conformação das calotas e, em seguida, parte para as etapas de soldagem da alça e da base. O botijão passa, então, por um forno para homogeneização e por diversos testes de estanqueidade e granalha antes de ser pintado. A produção é finalizada com a colocação da válvula, garantindo um produto de alta segurança e qualidade superior.
Um dos pontos de destaque é a qualidade do produto da Gasônia, que, segundo a empresa, é dez vezes superior à do botijão tradicional. O projeto de expansão, que está em andamento, visa aumentar a capacidade produtiva da fábrica e diversificar a linha de produtos, introduzindo botijões de 45 quilos e modelos específicos para empilhadeiras e pequenas cozinhas industriais.
“A expectativa é que a ampliação do leque de produtos contribua para a geração de mais empregos e investimentos na região”, destacou o diretor Comercial da Gasônia, José Benchimol.
Ele, ao lado do diretor-presidente da Fogás, Jaime Benchimol, acompanhou a comitiva da Suframa, composta pelo superintendente Bosco Saraiva e pelos superintendentes-adjuntos Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos) e Carlito Sobrinho (Administração), além do gerente de Projetos da SAE, Ozenas Maciel. O diretor-presidente aproveitou a ocasião para enfatizar a importância da proximidade da Suframa com as indústrias.
“A Suframa, estando próxima das indústrias, mostra que ela quer o sucesso de todo o ecossistema. E o sucesso do ecossistema significa mais emprego, mais investimento, mais recursos para a região. Essa colaboração é crucial para superar os desafios operacionais e viabilizar inovações”, complementou José Benchimol.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, elogiou a atuação da empresa e disse que o objetivo da visita foi exatamente de fortalecer relações e dar suporte ao crescimento da indústria regional. “A Gasonia é uma empresa relativamente recente, mas de importância estratégica, especialmente por sua atuação na fabricação de cilindros, componentes essenciais para a cadeia de suprimentos de GLP na região e também no fornecimento de energia para a população local. Parabenizamos a atuação da empresa e nos colocamos à disposição para colaborar em seu crescimento”, disse Saraiva.