A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) visitou, nesta quarta-feira (30), a unidade da fábrica de motocicletas da indiana Bajaj, localizada no bairro Tarumã, zona Oeste da capital amazonense. A planta, única da empresa fora da Índia, foi inaugurada em junho de 2024 e já demonstra significativo crescimento no Polo Industrial de Manaus (PIM).

A comitiva da Suframa foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva e contou com a presença dos superintendentes-adjuntos Leopoldo Montenegro (Projetos), Luiz Frederico Aguiar (Executivo), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica) e Carlito Sobrinho (Administração), além do técnico da Coordenação-Geral de Acompanhamento de Projetos Industriais, Emmanuel de Aguiar, e do gerente de Projetos, Ozenas Maciel.

Os representantes da Suframa foram recebidos pelo Managing Director da Bajaj do Brasil, Waldyr Ferreira, e pelo diretor industrial, Adelino Cardoso. A visita técnica percorreu toda a linha de produção da fábrica, que segue o modelo adotado na matriz da empresa, na Índia.

Segundo os executivos da Bajaj, em seu primeiro ano de operação a nova planta produziu 9 mil motocicletas que, somando-se à produção realizada em parceria com a Dafra, foram 30 mil unidades em 2024. Para este ano, a expectativa é alcançar 20 mil unidades produzidas na planta própria de Manaus.

Atualmente, a Bajaj conta com mais de 200 funcionários diretos na unidade de Manaus e possui uma rede de 47 concessionárias em operação em todo o país. O suporte logístico de peças é realizado por um armazém em Barueri (SP), de onde são despachadas peças com agilidade para a rede, inclusive via transporte aéreo em situações emergenciais.

Durante a visita, o superintendente Bosco Saraiva destacou a estrutura da fábrica e as condições oferecidas aos trabalhadores. “A Bajaj é um exemplo de empreendimento bem planejado e que demonstra, já no primeiro ano de operação, uma curva de crescimento consistente. Além disso, chama atenção a atenção com o bem-estar dos colaboradores”, afirmou.

Texto: Layana Rios/Suframa

Compartilhe:
-publicidade-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *