Depois de percorrer cinco cidades do Nordeste com a turnê Travessia, a banda Casa de Caba, de Manaus (AM), anuncia duas datas extras em São Paulo (SP). As apresentações acontecem nos dias 17 e 19 de julho e marcam o desdobramento de um projeto que se propôs a conectar o Norte e o Nordeste por meio da música autoral independente.
A turnê, realizada pela CasaCinco Produções Criativas, com apoio do edital Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023, teve início no dia 4 de julho em Olinda (PE) e passou por Aracaju (SE), Maceió (AL), Natal (RN) e João Pessoa (PB). Ao lado do grupo paraibano Seu Pereira e Coletivo 401, a Casa de Caba protagonizou apresentações gratuitas com grande público e forte sintonia entre palco e plateia.
Travessia é uma experiência de intercâmbio artístico entre regiões historicamente ligadas por fluxos migratórios e influências culturais mútuas. O projeto destacou a ancestralidade comum entre o Norte e o Nordeste, reforçando a importância de circuitos alternativos para a difusão da música brasileira feita fora dos grandes centros.
A sintonia entre Casa de Caba e Seu Pereira e Coletivo 401, no palco e fora dele, foi um dos grandes destaques da turnê. Com repertórios autorais marcados por identidade, crítica e experimentação sonora, os grupos dividiram palcos e vivências em uma celebração coletiva da música brasileira feita fora dos grandes centros, mostrando o alcance que circuitos independentes podem ter quando recebem o devido incentivo.
“Foi uma troca profunda, que deixou marca em cada lugar por onde passamos. A Travessia é uma vivência de diálogo entre mundos que se reconhecem na força da música, da palavra e do afeto”, afirma Sissy Mendes, idealizadora do projeto.
Agora, o projeto avança para o Sudeste com dois eventos em São Paulo:
- Noites do Norte – Quinta-feira, 17 de julho
Local: NossaCasa Confraria das Ideias – Vila Madalena
Horário: das 21h às 5h
Atrações: Show da Casa de Caba, com participação de Samuca (vocalista da banda Samuca e a Selva) e discotecagem do DJ DuSergipe.
- Baile da Pavulagem – Sábado, 19 de julho
Local: Fervo – Rua Carijós, 248 – Água Branca
Horário: das 16h à 1h
Programação: Aulão de dança com Tiago Farinha de Feira (16h30), apresentação da Mestra Nita de Cotijuba (19h), e show da Casa de Caba com participação da cantora Emília Monteiro (21h), além da discotecagem de DJ Borô.
Com linguagem potente, estética marcante e uma sonoridade que mistura ritmos afro-brasileiros, urbanos e amazônicos, a Casa de Caba consolida com essas datas sua presença em novos territórios. A circulação reafirma que a música autoral das regiões Norte e Nordeste tem força e capacidade de alcançar públicos diversos, especialmente quando sustentada por políticas públicas de fomento e articulações entre agentes culturais comprometidos com a descentralização da cena musical brasileira.
Mais informações:
@casa_de_caba | @casacincocria