O GT já desenvolve projetos que vão desde apoio psicológico aos profissionais de saúde até a criação de válvulas para respiradores

O Polo Digital de Manaus, ecossistema de tecnologia da informação e comunicação, reuniu-se virtualmente desde o último dia 20, sexta-feira, mais de cem profissionais voluntários de diversas áreas do conhecimento para criar e executar projetos e ações que irão ajudar a combater a crise do Coronavírus. Já foram formados oito grupos de trabalho que estão integrados aos agentes das secretarias municipais e estaduais, além de fornecedores e fabricantes de itens de primeira necessidade.

Presidente da APDM, Vania Thaumaturgo. (Foto:Divulgação)

A rede de profissionais voluntários está sendo formada por engenheiros, cientistas, pesquisadores, desenvolvedores, administradores, designers, jornalistas e publicitários entre outros. “Estamos construindo uma verdadeira rede de solidariedade com profissionais de alta competência se predispondo a criar soluções a partir das novas tecnologias para, juntos, ajudarmos a combater o Coronavírus”, explica a presidente da Associação do Polo Digital de Manaus, Vania Thaumaturgo, ressaltando que é uma rede aberta a todos que queiram colaborar.

Os trabalhos realizados durante o fim de semana (domingo 23) foram intensos e contínuos e geraram até o momento sete subgrupos de trabalho voltados para:

  • Construção de plataforma de apoio psicológico aos profissionais de saúde que já estão passando por momentos de alto estresse no combate à doença;
  • Prototipagem de válvulas para respiradores e manutenção dos respiradores atuais, essenciais para salvar vidas;
  • Compras remotas de itens alimentícios, evitando a saída da população e também exposição dos idosos;
  • Aumento da produção de álcool em gel e desenvolvimento de matéria-prima substituta, já em falta, para aumentar a disponibilidade frente à alta demanda;
  • Chatbot já disponibilizado pelo site do Hospital Samel (https://www.samel.com.br/), que faz triagem dos sintomas do Coronavírus e indica a unidade de tratamento mais próxima;
  • Chatbot pelo Telegram para triagem dos sintomas do Coronavírus e indicação de unidade de tratamento mais próxima.
  • Mapeamento dos casos confirmados e suspeitos no Amazonas; e,
  • Mapeamento de fornecedores de produtos que apoiem o setor de saúde.