A medida foi anunciada pela Amazonastur tendo em vista o grande fluxo de turistas que visitam aldeias indígenas diariamente no Amazonas

Manaus – As visitas de turistas em aldeias indígenas estão suspensas. A Amazonastur em atendimento à determinação da Fundação Nacional do Índio (Funai), recomendou aos caciques e líderes indígenas das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé e Puranga Conquista, no Baixo Rio Negro, para receberem visitantes durante este período de alto índice do novo coronavírus. A mesma orientação foi repassada aos operadores que levam turistas às comunidades.

A medida foi estabelecida após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Amazonas, divulgado na última sexta-feira (13). A orientação é do Ministério da Saúde, tanto para a chegada de turistas oriundos de outras regiões do Brasil e demais países, tendo em vista que o país não fechou as fronteiras.

A Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) determinou medidas em Rondônia para que os indígenas da fronteira se previnam do Covid-19. A nota, divulgada na sexta-feira (13), é amparada pelo decreto do governo do Distrito Federal, que determinou a suspensão de eventos com público superior a 100 pessoas.

Fonte: emtempo