5 de setembro é a data em que se celebra o evento histórico da elevação do estado do Amazonas à categoria de Província. Foi nessa mesma data, em 1850, que a antiga capitania de São José do Rio Negro, como era chamado o Amazonas, deixou de pertencer à Província do Grão-Pará e se tornou independente político e economicamente.

Com a independência do Amazonas, sob a Lei nº 582, de 5 de setembro, de autoria do deputado João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, que assumiu o cargo de primeiro presidente da província do Amazonas.

De acordo com os registros históricos, Tenreiro Aranha foi uma das pessoas que mais lutou pela independência da região, junto com dom Romualdo Antônio de Seixas, deputado e bispo católico que defendeu por diversas vezes a autonomia em discursos na tribuna da Assembleia Geral do Império. Outra personalidade da época e apoiador de Tenreiro Aranha foi Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, que prestou grande contribuição à indústria local e do país.

O significado do dia 5 de setembro precisa continuar vivo na história e na lembrança do povo amazonense, pois essa data consiste na busca pelo desenvolvimento político, social e econômico do Amazonas, que continua, e ecoa como um grito de liberdade de seu povo e daqueles que para cá vieram em busca de um novo amanhã.

Parabéns Amazonas, parabéns amazônidas!

Foto: Divulgação/Social Mídia Izzy Alves (DiadiaAM)

Fonte: diadiaam.com.br