O município de São Gabriel da Cachoeira, nesta quinta-feira (03/09) comemora 129 anos. O município foi criado no dia 03 de setembro de 1891 pela Lei Estadual nº 10, sendo desmembrado do município de Barcelos.

São Gabriel da Cachoeira é conhecida como “Cabeça do Cachorro” em virtude do formato de seu território ser semelhante à cabeça desse animal. É um município do estado do Amazonas, situado na fronteira com a Colômbia e Venezuela, no extremo noroeste do Brasil.

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população é de 46.303 habitantes (2020), fazendo deste o décimo-terceiro município mais populoso do Amazonas. É também considero do município mais indígena do Brasil – nove entre dez habitantes são indígenas.

Além de suas belezas naturais, sobretudo por suas inúmeras cachoeiras e outros pontos turísticos, a cidade também é conhecida por possuir cerca de 5,5 bilhões de toneladas de nióbio em sua região, sendo a maior reserva deste minério em todo o mundo.

Outra importante peculiaridade do município, é ter sido a primeira localidade brasileira a reconhecer outros idiomas, além do oficial. A Lei Municipal 145, aprovada em 22 de novembro de 2002, reconheceu, ao lado do português, três idiomas indígenas: o nheengatu, o tucano e o baníua, línguas tradicionais faladas pela maioria dos habitantes do município, dos quais 74% são indígenas.

Parabéns São Gabriel da Cachoeira, carinhosamente chamada por seus munícipes de “Cidade Morena”.

Foto: Divulgação/Social Mídia Izzy Alves (DiadiaAM)

Fonte: diadiaam.com.br