Os setores de planejamento e projetos da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) estiveram, no sábado (09/01) no Hospital Nilton Lins, localizado no Parque das Laranjeiras, somando aos esforços da força-tarefa montada pelo Governo do Estado para a abertura de 103 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19.

A equipe da UGPE composta por técnicos; arquitetos; engenheiros civis, elétricos e mecânicos; e especialistas em gases, estiveram, durante o sábado, realizando levantamento sobre as instalações elétricas, hidráulicas e hidrossanitárias, climatização e gases hospitalares do hospital.

A reativação do hospital vai possibilitar a abertura de 81 leitos clínicos e 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para pacientes diagnosticados com a Covid-19 e que necessitem de internação hospitalar.

“O mundo enfrenta atualmente uma guerra contra o novo coronavírus e a contagem de vítimas continua crescente. Em uma guerra, se faz sacrifícios e se utiliza de todos os recursos disponíveis. A equipe da UGPE, consciente da essência do que representa a condição de servidor público, tem orgulho de ser parte dos recursos à disposição do Estado no enfrentamento à pandemia e não medirá esforços nem sacrifícios em benefício da população”, disse Leonardo Barbosa, subcoordenador de Planejamento, Controle e Gestão da UGPE.

A engenheira civil Simone Moura ressalta que, neste primeiro momento, estão fazendo o reconhecimento do espaço, observando as condições das estruturas existentes para a reabertura imediata do local. “Inicialmente, trabalhamos com a reabertura de 103 leitos, mas todos nós do Governo do Estado e da SES-AM estamos trabalhando para a abertura do número máximo de leitos e condições dignas para recebermos a população acometida pelo novo coronavírus”, afirmou a engenheira.

O secretário de Estado de Saúde, Marcellus Campêlo, afirma que a UGPE se colocou à disposição do Governo do Amazonas para atuar nas ações de combate à pandemia desde o primeiro momento.

“A equipe da UGPE está empenhada junto a todas as equipes do Governo do Estado em verificar todas as instalações que existem hoje no local, com uma atenção maior nas estruturas de climatização e na rede de gases hospitalares, que são as estruturas primordiais para otimizarmos o uso do espaço, possibilitando a abertura do número máximo de leitos clínicos e de (UTI), no menor tempo possível”, afirmou Marcellus Campêlo.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Unidade Gestora de Projetos Especiais/Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (UGPE/Prosamim): Tiago Pires Corrêa (98249-0635).

 

Fotos: Tiago Corrêa/Diadiaam

Fonte: redacao@secom.am.gov.br