Nesta quinta e sexta-feira (04 e 05/03), instrutores do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), da capital e interior do Estado, irão participar da “Formação pedagógica para docentes dos cursos FIC 2021”. Estima-se que 500 profissionais participem e acessem a versão atualizada do “Guia metodológico de ensino remoto”, lançado pelo Cetam no último dia 15 de fevereiro.
A equipe pedagógica da instituição preparou palestras e oficinas para os participantes. Durante os dois dias, das 9h às 12h e das 14h às 17h, serão repassadas técnicas e formas de abordagem do conteúdo programático dos cursos de qualificação profissional, elaboração do plano de ensino, utilização de ferramentas, recursos e metodologias ativas, tudo voltado ao ensino remoto. O evento será totalmente on-line, por meio do canal do YouTube do Cetam (YouTube.com/cetamamazonas).
O diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, reforça a importância do Guia para dar continuidade ao ensino remoto e expandir o atendimento a um maior número de alunos. Segundo ele, nesse contexto de pandemia, deve-se estar preparado para viver o que vem sendo chamado de “novo normal”. E nesse momento o Cetam demonstra estar preocupado com a qualificação de seus alunos e empenhado a não os deixar ficar parados, sem estudo.
O professor José Augusto relembra que após o lançamento do Guia, um primeiro grupo de instrutores recebeu a formação e puderam retomar as aulas, de cursos técnicos em Manaus e em todos os municípios amazonenses. “Essas aulas tiveram que ser interrompidas em 2020, no início da pandemia do novo Coronavírus”, explica, informando que no dia 2 de março houve oferta de 3 mil vagas para cursos para a Escola de Educação Profissional a Distância do Cetam (Cetam EaD). “Brevemente iremos oferecer cursos FIC na capital”, adianta.
Equipe motivada – A “Formação pedagógica para docentes dos cursos FIC 2021”, desta quinta e sexta-feira, está sendo organizada pela diretora acadêmica do Cetam, professora Rita Mara Miranda Garcia. De acordo com ela, esse tipo de preparação, além de ser fundamental para melhorar o desempenho dos instrutores, contribui para que o aluno aprenda de maneira satisfatória. “Também é uma forma encontrada pela direção do Cetam de motivar nossos instrutores, que terão que se adaptar à realidade do ensino remoto”, destaca a diretora acadêmica.
As coordenadoras técnico-pedagógicas Lussandra Mirelli e Solange Mesquita, profissionais do Cetam que atuam nos Centros Estaduais de Convivência da Família (Cecfs), respondem pela coordenação da formação pedagógica. Conforme elas, o evento é um norteador para os instrutores do Cetam e um fortalecimento mediante os desafios que é essa nova modalidade de ensino.
Segundo as coordenadoras, a aplicabilidade do ensino remoto, de forma emergencial, para a educação profissional em tempos de pandemia, foi fundamental para impulsionar a utilização de recursos e ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem. “Diante deste cenário, a formação pedagógica tem o intuito de promover uma reflexão ao docente, quanto aos desafios e perspectivas das metodologias ativas, aplicadas neste novo contexto”, frisou Lussandra Mirelli.
Fotos: Divulgação/Diadiaam
Fonte: redacao@secom.am.gov.br
Deixar um comentário