A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) deu início, nesta quarta-feira (03/03), a uma série de palestras voltadas para a manutenção do conhecimento sobre a segurança transfusional no Amazonas. As atividades são voltadas para os servidores que atuam nas agências e unidades transfusionais da capital e interior. O ciclo de palestras se encerra no dia 24 de novembro.
O objetivo é garantir, por meio da atualização dos profissionais, a segurança e qualidade nos procedimentos hemoterápicos realizados no estado pelos serviços público e privado de saúde.
“O Projeto de Qualificação da Hemorrede desenvolvido pela Fundação Hemoam está voltado para a melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população. Entre as atividades desenvolvidas estão as palestras remotas voltadas aos profissionais da área da saúde, de nível médio e superior, que desenvolvem atividades na hemoterapia do estado do Amazonas”, destacou a coordenadora do evento, Sônia Frantz, especialista em hemoterapia com Mestrado e Doutorado na área da Enfermagem.
De maneira geral, os procedimentos adotados para transfusão de sangue, tais como análise laboratorial do sangue e teste imunohematológico, entre outros, seguem a Política Nacional do Sangue. No entanto, há uma preocupação por parte da Fundação Hemoam, que é a instituição responsável pelo provimento de sangue e segurança transfusional do Estado, de atualizar anualmente os profissionais que atuam na hemorrede – médicos, enfermeiros, técnicos e gestores das Agências Transfusionais (ATs). A Hemorrede Amazonas possui 27 ATs na capital e 44 no interior.
Além de exigir e cobrar a utilização dos procedimentos de qualidade, a orientação aos profissionais se estende a incentivar que as agências tenham certificação de proficiência do Ministério da Saúde no ato transfusional.
Como participar – Para participar do projeto de qualificação, os profissionais devem realizar suas inscrições por meio dos links disponibilizados nos grupos de comunicação, com os gestores das agências transfusionais, ou através do e-mail gensino@hemoam.am.gov.br.
O ciclo de palestras está sendo realizado na modalidade on-line via Google Meet.
Fotos: Divulgação/Diadiaam
Fonte: redacao@secom.am.gov.br
Deixar um comentário